O Que São Investimentos Em Renda Variável

O Que São Investimentos Em Renda Variável?

Você já parou para pensar o que são os investimentos em renda variável? Em linhas gerais, são aqueles cujo retorno e os valores variam conforme as oscilações do mercado. Além disso, é um investimento volátil e de alto risco.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira no artigo!

O que são os investimentos em renda variável e como eles funcionam?

Para quem deseja saber o que são os investimentos em renda variável, como o nome sugere, são aqueles nos quais não é possível saber qual será o retorno do investimento, já que varia de acordo com as situações do mercado.

Eles são investimentos considerados de alto risco por conta dessas oscilações, mas a chance de multiplicar o seu dinheiro também é maior. Isso porque a rentabilidade e os retornos das aplicações estão atrelados aos riscos que ele oferece.

Quais são os tipos de investimento em renda variável?

Para quem deseja diversificar a carteira de investimentos e alocar parte dela em renda variável, existem diversos produtos disponíveis no mercado.

A escolha do mais adequado para cada investidor depende de uma avaliação prévia, de acordo com o seu perfil e tolerância a riscos.

Confira alguns dos produtos para investimento em renda variável:

Ações

As ações são investimentos negociados na bolsa de valores, Ao adquiri-las, o investidor compra uma “fração” de determinada empresa, ou seja, se torna sócio de um negócio. Dessa forma, passa a correr os riscos aos quais ela está exposta, assim como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

 Fundos Imobiliários (FIIs)

Os fundos imobiliários reúnem os recursos de investidores para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário. O dinheiro investido é utilizado para construção ou aquisição de imóveis, que posteriormente serão locados ou arrendados.

Dessa forma, os ganhos obtidos com essas operações são divididos entre os participantes, proporcionalmente com o valor investido por cada um.

O risco desse tipo de investimento varia, devido à quantidade de opções no mercado.

ETFs

Os Exchange Traded Funds (ETFs), também conhecidos como “fundos de índices”, são aplicações financeiras que mesclam características de ações e fundos de investimentos. Eles também são negociados no pregão e funcionam como uma espécie de “condomínio” de investidores, que aplicam seus recursos em conjunto.

Gostou de saber o que são investimentos em renda variável e alguns dos produtos disponíveis? Confira também o artigo sobre como investir na bolsa de valores para diversificar a carteira.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Matérias relacionadas

FALE COM UM ASSESSOR

Cadastre-se e comece agora a construção do seu futuro