Bolsa De Valores: Mitos e Verdades

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Existem diversos mitos que circundam o investimento na Bolsa de Valores. Muitos deles são responsáveis por fazer com que as pessoas invistam em ações que os faça perder dinheiro ou até mesmo tenham medo de alocar seu patrimônio neste tipo de investimento. Conheça os mitos e verdades mais recorrentes sobre este mercado!

O que é a Bolsa de Valores

Bolsa de valores é onde empresas podem captar recurso vendendo ações para investidores. É uma forma de conseguir novos recursos para realizar investimentos, pagamento de dívidas com um custo inferior ao custo de uma emissão de dívida. É por meio da compra das ações que o investidor pode se tornar sócio de uma empresa listada.

3 mitos e verdades sobre a Bolsa de valores

Para esclarecer as dúvidas mais recorrentes dos investidores, separamos os três principais mitos e verdades sobre a Bolsa, confira!

1. Investir apenas em ações de estatais é a melhor estratégia

Mito! Não é recomendado investir apenas em empresas de um único setor. É preciso ter exposição a diversos setores para reduzir o risco direto.

2. A Bolsa de Valores tem incidência de imposto de renda

Verdade! Não só a Bolsa de valores como também outros tipos de investimento!

Para as ações, em específico, há uma incidência de imposto no ganho de capital. A cobrança é de 15% sobre os ganhos quando a venda de ações for maior que R$20 mil em um mês com lucro.

Quando o investidor realiza uma operação “Day trade” que seria uma compra e venda no mesmo dia, o imposto de renda será de 20% do ganho de capital.

3. Para ganhar na Bolsa é preciso ter sorte

Mito! A Bolsa de Valores não é um jogo no qual seja necessário sorte para obtenção de ganhos. Eles ocorrem baseados em análises e dados de mercado e, por meio disso, são traçadas as estratégias a serem tomadas.

É importante ressaltar que o mercado financeiro está sempre em constante mudança. Então, é recomendado que estas análises e acompanhamentos sejam feitos por especialistas, como os assessores de investimentos, que identificam as melhores oportunidades e estratégias.

Gostou de conhecer alguns mitos e verdades sobre o investimento na Bolsa? Confira também o artigo sobre os principais investimentos para 2021.