Quais os Riscos Dos Fundos Imobiliários?

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os fundos imobiliários nada mais são do que pessoas que reúnem seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário, ou como muitos chamam “um condomínio de investidores” geridos por uma equipe profissional.

Nesta modalidade, o recurso investido é utilizado na construção ou na aquisição de imóveis que, posteriormente, serão locados ou arrendados. Esses fundos são investimentos regulados e acompanhados tanto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quanto pela B3, a bolsa de valores brasileira.

Quais são os tipos de Fundos Imobiliários?

Existem diversos tipos de fundos imobiliários. E independente de qual você escolha, é necessário ter em mente que eles possuem um risco moderado de investimento.

Entre os tipos de FIIs estão:

Fundos de tijolo

Focados em empreendimentos físicos, que buscam investir na aquisição, construção ou aluguéis de imóveis comerciais, como shoppings, hospitais, faculdades, entre outros.

Este fundo busca uma renda mensal de aluguel que é dividida entre os cotistas na forma de dividendos. Nesse modelo, é preciso encontrar pessoas ou empresas interessadas em alugar os imóveis adquiridos.

Fundos de papel

Um fundo de papel tem como estratégia investir em títulos financeiros que são vinculados ao mercado imobiliário, como LCI, CRI, títulos de recebíveis imobiliários, cotas de outros fundos imobiliários, entre outros.

O lucro desse fundo vem dos juros e dividendos pagos por esses títulos, ou da venda deles – diferentemente do de tijolo, que vem dos aluguéis pagos mensalmente -.

A principal diferença é que o fundo de papel possibilita uma boa rentabilidade, sem a exposição ao mesmo risco dos fundos de tijolo.

Fundos de fundos

Uma outra modalidade são os fundos de fundos, conhecidos como FOFs (Fundos de Fundos). Os FOFs compram outros fundos imobiliários conforme a estratégia da gestão. Dessa forma, o cotista de um FOF consegue se expor a uma “cesta de fundos” gerida por uma equipe profissional ao investir em um único fundo, o que permite maior e diversificação de sua carteira de investimentos.

Riscos de investir em FIIs

Como todo investimento, um fundo imobiliário também possui riscos. Entre os mais comuns estão:

1. Risco de fundo Monoinquilino  ou Monoativo

Existem alguns fundos que possuem diversos imóveis em seu portfólio, mas todos alugados para o mesmo inquilino ou que possui apenas um imóvel alugado (um centro comercial, residencial ou shopping). Com isso, ficam expostos a riscos.

O principal motivo está no único locatário não renovar o contrato de aluguel. Isso pode gerar uma queda expressiva no investimento.

2. Risco relacionado a conjuntura atual

Por serem negociados na Bolsa, os Fundos Imobiliários estão sujeitos ao risco de desvalorização do mercado. Alguns fatores influenciam nesse aspecto, como a situação geral da economia, mudanças na demanda por imóveis e variações na inflação e taxa de juros.

É preciso analisar constantemente os cenários atuais para saber qual a melhor opção para o momento. Para isso, contar com uma assessoria de investimentos é fundamental.

 3. Risco de vacância física e financeira

É possível que haja dificuldade para encontrar locatários e, com isso, a receita dos aluguéis também pode ser comprometida, afetando o rendimento pago aos cotistas. Outra situação que pode acontecer é o inquilino parar de pagar o aluguel.

Porém, contando com a ajuda de profissionais do mercado para encontrar os melhores fundos para o seu objetivo, os riscos diminuem consideravelmente e a previsibilidade de ganhos se torna muito melhor.

Gostou de saber mais sobre os fundos imobiliários? Continue acompanhando o blog da Guelt Investimentos para mais conteúdos sobre o mercado financeiro.

Quais são os melhores fundos imobiliários?

Fundos de papel

Para investir em fundos de papel (recebíveis) o mais indicado é escolher uma boa gestora, analisar a diversificação do portifólio, observar o rating e garantias.

Fundos de tijolo

No caso dos fundos de tijolo também é importante escolher uma boa gestora. Os fundos considerados mais seguros são aqueles considerados multi ativos, multi inquilinos e multi estados.