Como Investir Na Bolsa De Valores Para Diversificar A Carteira

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Independente do cenário, é crucial a diversificação de uma carteira para aproveitar as oportunidades. A diversificação eleva a rentabilidade da carteira no longo prazo e permite que o investidor diminua o risco direto dos ativos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o artigo!

Quais são as formas de investir na bolsa de valores?

Para quem deseja saber como investir na bolsa de valores, é importante ressaltar que existem três formas principais de investimento, são elas:

Compra e venda direta de ações

Na compra e venda direta de ações, o investidor administra sua própria carteira de investimentos, fazendo o que chamamos de stock picking, termo em inglês para a prática dessa seleção de empresas. Embora a opção possa ser mais rentável, pois existem algumas vantagens fiscais e de taxas, ela exige um grande acompanhamento, estudo e esforço do investidor, para evitar que haja perdas de dinheiro.

Compra de ETFs

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são aplicações que mesclam características de ações e  fundos de investimentos. Ele também pode ser chamado de fundo de índice.

Para aplicações em ETFs, é necessário que o investidor tenha conta em uma corretora de valores. As cotas desses fundos são negociadas na bolsa!

Fundo de Investimentos em Ações (FIA)

O fundo de ações (FIA) é um tipo de fundo que conta com um gestor profissional responsável pela tomada de decisões de compra e venda de ações, a fim de obter os melhores ganhos. O resultado das aplicações, seja positivo ou negativo, é compartilhado entre todas as pessoas que investiram em um fundo específico.

Como investir na bolsa de valores para diversificar os investimentos?

Para quem deseja saber como investir na bolsa de valores para diversificar sua carteira de investimentos, existem algumas dicas que devem ser levadas em consideração. São elas:

Diversifique, mas não pulverize

Diversificação significa criar uma carteira eficiente. Isso não significa que seu dinheiro deve ser pulverizado, pois, com isso, um investimento pode anular o outro e, no fim, não ser rentável. Então, vale a regra de “menos é mais”.

Diversificar é trazer eficiência diminuindo o risco sistêmico e buscando dar a condição de gerar retorno em diversas situações diferentes.

Então, procure escolher entre, em média, quatro setores diferentes e, também, considere alguns investimentos atrelados à variação de dólar.

Invista em setores distintos

Escolher ações de apenas um setor pode representar um grande risco, já que, caso ocorra algum imprevisto naquela área específica, todas as ações irão cair ao mesmo tempo.

Escolher setores diferentes auxilia na diminuição de risco e na obtenção de ganhos de uma maneira diversa.

Conte com uma assessoria de investimentos

Uma assessoria de investimentos, como é o caso da Guelt, irá auxiliar em toda análise para escolha das melhores opções de diversificação da sua carteira, de acordo com seu perfil de investimento e objetivos, além de minimizar os riscos, já que os assessores são especialistas no mercado financeiro e o acompanham constantemente.

Gostou de saber como investir na bolsa de valores? Confira também o artigo com o passo a passo para começar a investir na Bolsa de Valores.