Investimentos em renda variável são aqueles cujo retorno e os valores variam conforme as oscilações do mercado. Além disso, é um investimento volátil e de alto risco. Apesar de muito se falar sobre, ainda há diversas dúvidas acerca do tema.
Quer saber mais sobre esse assunto? Confira no artigo!
O que são os investimentos em renda variável e como eles funcionam?
Como o próprio nome sugere, renda variável é uma modalidade de investimento no qual não é possível saber qual será o retorno exato, já que ele varia de acordo com as situações do mercado.
São investimentos considerados de alto risco por conta dessas oscilações, mas a chance de multiplicar o seu dinheiro também é maior. Isso porque a rentabilidade e os retornos das aplicações estão atrelados aos riscos que ele oferece.
Quais são os tipos de investimento em renda variável?
Para quem deseja diversificar a carteira de investimentos e alocar parte dela em renda variável, existem diversos produtos disponíveis no mercado.
A escolha do mais adequado para cada investidor depende de uma avaliação prévia, de acordo com o seu perfil e tolerância a riscos.
Confira alguns dos produtos para investimento em renda variável:
Ações
As ações são investimentos negociados na bolsa de valores. Ao adquiri-las, o investidor compra uma “fração” de determinada empresa, ou seja, se torna sócio de um negócio. Dessa forma, passa a correr os riscos aos quais ela está exposta, assim como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.
Fundos Imobiliários (FIIs)
Os fundos imobiliários reúnem os recursos de investidores para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário. O dinheiro investido é utilizado para construção ou aquisição de imóveis, que posteriormente serão locados ou arrendados.
Dessa forma, os ganhos obtidos com essas operações são divididos entre os participantes, proporcionalmente com o valor investido por cada um.
O risco desse tipo de investimento varia, devido à quantidade de opções no mercado.
ETFs
Os Exchange Traded Funds (ETFs), também conhecidos como “fundos de índices”, são aplicações financeiras que mesclam características de ações e fundos de investimentos. Eles também são negociados no pregão e funcionam como uma espécie de “condomínio” de investidores, que aplicam seus recursos em conjunto.
Gostou de saber o que são investimentos em renda variável e alguns dos produtos disponíveis? Confira também o artigo sobre como investir na bolsa de valores para diversificar a carteira.