Conheça Agora Os Principais Tipos De Fundos De Investimento

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

No país, os fundos de investimento somam patrimônio de quase R$ 5,2 trilhões, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) levantados em agosto de 2019.

De lá para cá, vimos os juros passando de 2% a.a. para 13,75% a.a. e a nossa bolsa variou entre 60 mil pontos na covid, chegando a 130 mil em meados de 2021 e agora estamos na casa dos 108 mil novamente. Ou seja: passamos por muitas mudanças nesse período, gerando um mar de oportunidades que apenas carteiras bem diversificadas conseguiram aproveitar da melhor forma.

O que são fundos de investimentos

Fundos são uma modalidade de investimento coletiva, no qual todos os cotistas aplicam nos mesmos ativos, que podem ser:

  • ações;
  • títulos públicos;
  • papéis de renda fixa emitidos por empresas e moedas;
  • câmbio;
  • entre outros.

Os valores de ganhos ou perdas são calculados de forma proporcional, de acordo com a quantidade investida. Além disso, quem decide onde aplicar o patrimônio do fundo é o gestor.

Este, é remunerado pelos cotistas por meio da taxa de administração e, em alguns casos, uma taxa de performance a depender do rendimento do fundo.

Principais Tipos De Fundos De Investimento

Entre os principais tipos de fundos de investimentos que podemos destacar estão:

Fundos de Private Equity

O primeiro fundo de Private Equity surgiu nos EUA por volta dos anos 1980 e, desde então, essa modalidade vem crescendo cada vez mais.

São fundos de ações que investem maioritariamente em empresas de capital fechado, que não são listadas em nenhuma bolsa. Normalmente, esse fundo é voltado para um perfil de investidor mais agressivo.

O papel de um fundo de Private Equity é receber investimentos de cotistas e comprar participações em empresas com grande potencial de crescimento.

No Brasil, por enquanto, este tipo de investimento é voltado apenas para investidores qualificados e investidores profissionais.

Fundos de Renda Fixa

São investimentos em títulos de renda fixa, públicos e privados, como CDBs, debêntures, papéis do Tesouro Direto, Letras de Crédito Agrícola (LCAs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

Tais fundos costumam adotar como referência de rentabilidade a taxa do CDI.

Fundos Internacionais

Renda fixa Americana em alta, expectativa da retomada da bolsa após os cortas de juros americanos, a reabertura de China são algumas das grandes teses de investimentos dos fundos internacionais, com potenciais de retorno interessantes e trazendo diversificação ao portfólio dos clientes.

Então, diversificar a carteira apostando no mercado exterior é essencial no cenário atual.

Fundos Multimercado

Um fundo multimercado é uma categoria de fundo de investimento que visa mesclar aplicações de vários mercados, como renda fixa, ações, câmbio, entre outros.

As escolhas de investimentos nesse fundo não precisam seguir uma estratégia pré-definida. Ou seja, o gestor do fundo pode adotar diferentes técnicas ao optar pelos ativos.

Gostou de conhecer os principais tipos de fundos de investimentos? Continue no blog da Guelt Investimentos para mais conteúdos sobre o mercado financeiro.