O Que é o Ibovespa? Descubra tudo que precisa saber para Investir sem medo

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Para entender sobre investimentos no Brasil, antes de tudo, é preciso entender o que é Ibovespa. Esse é um dos principais indicadores do mercado financeiro brasileiro, de modo que vai te ajudar a guiar nas suas tomadas de decisão e movimentações de ações.

Continue lendo para descobrir tudo sobre o índice!

Afinal, o que é o Ibovespa?

Se você acompanha notícias relacionadas ao mercado financeiro, provavelmente já ouviu falar sobre um dos principais marcadores da bolsa de valores, o índice Ibovespa. Mas, o que é ele de fato?

Em primeiro lugar, o nome significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Esse indicador é responsável por mostrar a média de desempenho das ações listadas entre as principais negociações. Ou seja, é uma obrigação acompanhar sua movimentação se você quer saber como investir na bolsa.

Criado em 1968, foi desenvolvido por meio de um sistema de pontos que avalia quais ativos merecem fazer parte da carteira, ou não. A cada quatro meses, ocorre uma atualização, removendo aqueles que tiveram uma baixa na pontuação e adicionando aqueles que tiveram aumento.

Alguns dos critérios para fazer parte da carteira são:

  • fazer parte dos ativos elegíveis que, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN), representem em conjunto 85% (oitenta e cinco por cento) do somatório total desses indicadores nos últimos 12 meses;
  • participar de 95% dos pregões nas últimas três carteiras vigentes;
  • não ter cotação média abaixo de R$1 — as chamadas “penny stocks”.

Além disso, aqueles que estiverem em recuperação judicial ou intervenção serão excluídos.

Hoje, o Ibovespa conta com uma carteira variada de ativos como Petrobras (PETR4), Azul (AZUL4), Vale (VALE3), Bradesco (BBDC3), Ambev (ABEV3), entre outros.

O que causa a variação do Ibovespa?

Depois de saber o que é Ibovespa, é necessário entender como funciona sua pontuação. Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que cada ponto equivale a R$1.

Então, o cálculo do índice é realizado a partir da multiplicação do peso do ativo dentro da carteira — que depende do seu índice de negociação — pela sua cotação do dia. Lembrando que as oscilações e flutuações são comuns e você só perde recursos quando resgata.

Porém, a cotação também é um indicador do mercado econômico geral brasileiro. A sua oscilação depende de alguns aspectos, como:

  • boas ou más perspectivas de crescimento;
  • decisões empresariais que agradam ou desagradam o mercado e os acionistas;
  • fortalecimento ou enfraquecimento da empresa por motivos como contratos novos (ou cancelamento deles), aquisição ou perda de novos espaços de mercado, fusão, entre outros;
  • crise econômica;
  • escândalos envolvendo a empresa.

Agora que já sabe o que é Ibovespa, confira esses mitos e verdades sobre a Bolsa de Valores!