Câmbio na agrícola

Como O Câmbio Pode Impactar Os Seus Investimentos No Setor Agrícola?

Você sabia que o câmbio pode impactar diretamente os investimentos no setor agrícola? Isso ocorre por conta da valorização ou desvalorização das moedas, principalmente por conta da estabilidade da economia.

Além disso, isso acontece também pela movimentação de entrada e saída da moeda estrangeira no país e as ações de importação e exportação cada vez mais constantes. 

Para saber mais detalhes sobre o fluxo cambial, continue lendo este artigo e descubra.

O que é câmbio?

Basicamente, o câmbio é uma relação entre moedas de dois países, que resulta em uma troca, comparando o preço de cada uma delas. Ou seja, não se refere somente a uma troca em si, mas sim à quantia necessária dentro do seu país, para comprar a moeda de outros locais. 

Um exemplo muito simples, é a relação entre o dólar e o real brasileiro. A taxa cambial do dólar em relação ao real é de R$ 5,00, isso significa que precisará de cinco moedas brasileiras (5 reais), para comprar apenas uma moeda nos Estados Unidos (1 dólar), certo?

No entanto, existem algumas regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil, em relação à troca de moedas entre moradores e não-moradores do país, chamada de regime cambial. Veja a seguir quais são os tipos existentes:

  • câmbio de flutuação administrada: possui variação de acordo com o mercado, onde é possível ganhar ou perder valor em relação a outras moedas, com permissão do Banco Central;
  • câmbio flutuante: não há intervenção do Estado e as variações da moeda são direcionadas pelo mercado;
  • câmbio fixo: mantém a taxa de câmbio em relação a qualquer tipo de moeda sem variações com a ajuda do Banco Central;
  • câmbio misto: prevê uma variação da taxa com relação a outras moedas, mas mantém sempre dentro da banda estipulada. 

Com isso, é possível entender o quanto o fluxo cambial é de extrema relevância para economia, impactando de diferentes formas, seja para as empresas, para os investimentos e, até mesmo dentro da nossa casa.

 Por que o câmbio pode impactar os seus investimentos? Conheça os principais motivos

Para entender o porquê do câmbio impactar diretamente nos seus investimentos, basta olhar em volta, como está a situação econômica do país e como ela afeta diretamente em todos os segmentos da nossa vida. Está bastante complexa, não é mesmo? Setores super valorizados, enquanto outros caindo significativamente.

Mas, o maior impacto com relação aos investimentos, se dá pela importação e exportação, principalmente no setor agropecuário, que estão vivendo uma grande fase, onde estão vendendo mais caro, porém a sua demanda está cada vez maior. 

Em contrapartida, estão os importadores, que estão pagando mais caro pelas commodities e não estão conseguindo vender por um valor acima da média, que ocorre por conta da valorização da moeda. 

Com isso, para os investidores que apostam no segmento agrícola, principalmente aqueles que investem em ações na bolsa de valores, com essa variação da taxa cambial, as ações estão super valorizadas no setor de importação, mas nas de exportação estão caindo consecutivamente. 

Diante disso, é preciso entender quais são os melhores investimentos para o atual momento da economia e qual irá impactar negativamente no seu patrimônio.

Para te ajudar a não perder dinheiro nos momentos de crise do país, saiba como investir na bolsa de valores e as melhores práticas para não errar.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Matérias relacionadas

FALE COM UM ASSESSOR

Cadastre-se e comece agora a construção do seu futuro