blank
blank

Como o Câmbio Pode Impactar os seus Investimentos no Setor Agrícola?

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
blank

Você sabia que o câmbio pode impactar diretamente os investimentos no setor agrícola? Isso ocorre devido a valorização ou desvalorização das moedas causada principalmente pela estabilidade da economia, além da movimentação de entrada e saída da moeda estrangeira no país e as ações de importação e exportação cada vez mais constantes.

Para saber mais detalhes sobre o fluxo cambial, continue lendo este artigo!

O que é câmbio?

O câmbio é uma relação entre moedas de dois países, que resulta em uma troca, comparando o preço de cada uma delas. Ou seja, não se refere somente a uma troca em si, mas sim à quantia necessária dentro do seu país, para comprar a moeda de outros locais.

No entanto, existem algumas regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil, em relação à troca de moedas entre moradores e não-moradores do país, chamada de regime cambial. Veja a seguir quais são os tipos existentes:

  • Câmbio Flutuante: não há intervenção do Estado e as variações da moeda são direcionadas pelo mercado;
  • Câmbio Fixo: mantém a taxa de câmbio em relação a qualquer tipo de moeda sem variações com a ajuda do Banco Central;
  • Câmbio Flutuante Sujo: prevê uma variação da taxa com relação a outras moedas, mas mantém sempre dentro da banda estipulada.

Com isso, é possível entender o quanto o fluxo cambial é de extrema relevância para economia, impactando de diferentes formas, seja para as empresas, para os investimentos e, até mesmo dentro da nossa casa.

Por que o câmbio pode impactar os seus investimentos? Conheça os principais motivos

Para entender o porquê de o câmbio impactar diretamente nos seus investimentos, basta olhar em volta, como está a situação econômica do país e como ela afeta diretamente em todos os segmentos da nossa vida. Está bastante complexa, não é mesmo? Alguns setores supervalorizados, enquanto outros caindo significativamente.

Empresas exportadoras com as do setor agrícola acabam se beneficiando quando o câmbio está desvalorizado. Exportando o mesmo volume é possível obter ganhos com o câmbio. Já empresas de outros setores como aéreas e empresas que tem os seus custos dolarizados podem sofrer muito com uma desvalorização cambial porque o bem utilizado na produção fica mais caro e em alguns casos é difícil repassar todo o custo no preço final.

Diante disso, é preciso entender quais são os melhores investimentos para o atual momento da economia e qual irá impactar positivamente ou negativamente no seu patrimônio.

Para te ajudar a não perder dinheiro nos momentos de crise do país, saiba como investir na bolsa de valores e as melhores práticas para não errar.