Perfil Investidor

Perfil do Investidor — O Que É e Quais os Tipos

O perfil do investidor é um conjunto de características de acordo com a aceitabilidade dos riscos. Essa definição em relação ao perfil ajuda a direcionar melhor as escolhas de investimentos, evitando arriscar acima do que seu perfil aceita.

Isso acontece pois, alguns perfis, possuem mais aversão de aceitar riscos e optam por investimentos mais seguros como os de renda fixa, enquanto os investidores que aceitam uma maior propensão ao risco vão escolher investimentos mais arriscados, a longo prazo, por exemplo.

Confira quais os tipos de perfil do investidor existem e em qual você mais se encaixa!

Quais os tipos de perfil do investidor que existem?

No mercado dos capitais, existem três principais tipos de investidor, são eles:

  • conservador;
  • moderado;
  • arrojado.

Entenda melhor as características de cada um deles abaixo:

Perfil conservador

Como o próprio nome sugere, o investidor do perfil conservador possui uma maior aversão aos riscos, logo, prefere as aplicações com mais segurança, podendo ser em investimentos do próprio dinheiro ou produtos que apresentam baixas chances de riscos reais.  

Isso inclui aproveitamentos com rentabilidade bem baixa. Pensando assim, podemos afirmar que esse tipo de perfil investidor valoriza muito a  segurança das suas finanças e preferem os investimentos com retornos mais previsíveis.

Perfil Moderado

Já o perfil moderado aceita certo grau de aversão, optando por investimentos de risco médio em suas aplicações. Logo, esse perfil aceita participar de oportunidades mais rentáveis e assumir riscos médios, aceitando os sinais de vulnerabilidade do mercado.

É o perfil que busca sempre o melhor balanceamento entre segurança, liquidez e rentabilidade.

Perfil Arrojado

Por último, o perfil do investidor arrojado é aquele mais agressivo e disposto a correr os perigos de um investimento com grandes riscos para ter maior rentabilidade e podendo até perder parte de seu patrimônio com isso.

Na carteira de aplicações do investidor arrojado é predominante aqueles investimentos  de renda variável. Além disso, uma característica que grande parte desses investidores possuem é a inteligência emocional para saber lidar com as possíveis perdas financeiras.

Conheça a Guel Investimentos!

Agora que você já conhece as características dos perfis de investidor que existem, que tal conhecer uma das maiores plataformas de investimentos com o objetivo de transformar projetos de vida em realidade.

Com atendimento personalizado e com a busca de produtos que sabem atender as expectativas do investidor, a Guelt foi fundada em 2003, por mentes brilhantes.

Conheça mais sobre a história da Guelt e fique por dentro de mais artigos como esse em nosso Blog!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Matérias relacionadas

FALE COM UM ASSESSOR

Cadastre-se e comece agora a construção do seu futuro