investir dinheiro

6 Mitos e Verdades Sobre Investir Dinheiro no Brasil

O mercado financeiro é cheio de crenças e quem não conhece bem o meio pode acabar acreditando em algo que não é totalmente verdade. Então, a Guelt preparou uma lista com alguns mitos e verdades sobre investir dinheiro no Brasil!

Quer começar a investir dinheiro? Saiba o que é verdade ou mentira no mercado

Para não cair em armadilhas e dizeres que não são totalmente verdadeiros, é muito importante conhecer o cenário real e, assim, desenvolver uma relação saudável com os investimentos. Dessa forma, você evita frustrações e até mesmo golpes. Veja só o que é mito ou não antes de investir dinheiro!

1. Existe garantia de retorno

Mito. Existem riscos e é possível calcular, sobre eles, traçando cenários positivos e negativos e analisando aspectos econômicos e políticos. Não dá para prever totalmente, apenas estimar possibilidades

É claro que existem acontecimentos que saem fora de qualquer análise, como é o caso da pandemia da covid-19, mas, dentro da normalidade, existem relatórios, índices e dados macroeconômicos que permitem previsões mais assertivas dentro da realidade.

2. Existem aplicações muito mais vantajosas do que colocar dinheiro na caderneta de poupança

Verdade. Isso acontece por conta da taxa de juros, já que a poupança não rende mais como antigamente — hoje, inclusive, com índices menores que a inflação e, portanto, a pessoa perde dinheiro. 

3. Existe investimento sem risco

Mito. Não existe, pois todos eles têm riscos — alguns mais, outros menos. O título público, por exemplo, é considerado o mais seguro para investir dinheiro porque o governo é quem emite esse título e ele é a instituição que garante menores riscos para se emprestar dinheiro (menos do que bancos ou empresas). Mas, se o país declarar moratória e pedir para renegociar dívidas, você ainda sim pode perder. 

4. Não precisa conhecer o perfil de investidor

Mito. É fundamental conhecer o perfil e os objetivos para poder identificar as melhores oportunidades, o que se adequa ao que o investidor precisa, e o que ele pode tomar de risco.

5. Dá para viver de renda

Verdade. Mas viver de renda depende de diversos fatores, como:

  • do montante que você tem investido;
  • quantos anos você quer viver dessa forma;
  • seu padrão de vida, entre outros detalhes. 

6. Dá para investir dinheiro sem assessoria

Depende. É possível se você quer aprender e tem interesse pelo mercado de investimentos. Porém, leve em conta é que o assessor financeiro trabalha para identificar as melhores oportunidades e conhece de maneira extremamente profunda sobre o tema. 

Uma pessoa sozinha que não trabalha com finanças provavelmente não vai conseguir fazer uma apuração e análise tão boa. 

Viu o que é verdade ou mentira sobre investir dinheiro no Brasil? Então saiba como uma assessoria de investimentos, como é o caso da Guelt, pode te ajudar!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Matérias relacionadas

FALE COM UM ASSESSOR

Cadastre-se e comece agora a construção do seu futuro